Configurando o Data Guard Broker

Poucas pessoas utilizam este ferramenta mas esta é muito boa para efetuar automações de chaveamento (switchover) e failover entre a base primária e secundária e a conversão da base secundária de physical para snapshot standby ou vice-versa. Após configurado o broker, também poderemos modificar as propriedades das bases através deste.
Onde trabalho atualmente, por exemplo, eu desenvolvi um script para automatizar a conversão da base secundária para snapshot standby e também o sincronismo de volta com a base principal.
Considerando que já existam as bases primária e secundária com replicação ativa, podemoss seguir com os simples comandos abaixo.

dgmgrl # dgmgrl é o CLI do broker
connect sys@prim
create configuration confname
as primary database is prim connect identifier is ‘connect_alias’; # confname é o nome da configuração e prim o db_unique_name da base primária
add database stby as connect identifier is ‘stby’ maintained as physical; # stby é o db_unique_name da base réplica, physical é o tipo de standby, poderia ser logical
enable configuration; # pode demorar um pouco
show configuration; # para verificar se está tudo certo

Caso queira habilitar o fast-start ailover, basta seguir os requerimentos:

  • Configuração do broker em Maximum Availability com propriedade LogXptMode = SYNC ou Maximum Performance com LogXptMode = ASYNC e FastStartFailoverLagLimit = 45; # 45 é o tempo em segundos, configurado com sua necessidade
  • Flashback habilitado;
  • Onde o observer for iniciado, deve haver acesso ao servidor primário. Normalmente ele é inicializado a partir do servidor secundário.

Após concluir os requerimentos, basta inicializar o observer e habilitar o fast_start failover. Após iniciar o observer, seu terminal ficará monitorando a base primária, portanto utilize um shell em modo nohup para não segurar o terminal:

nohup dgmgrl sys/oracle@prim “start observer file=’/home/oracle/observer.ora'” &
dgmgrl sys/oracle@prim
enable fast_start failover;
show configuration;

E o ouput deve ser algo como isso:

dgmgrl-show_configuration

dgmgrl-show_configuration

Pronto, broker configurado e fast_start failover habilitado. Para motivos de teste de funcionalidade, efetue switchovers entre as bases para garantir que tudo está funcionando perfeitamente.

dgmgrl sys/oracle@prim
switchover to stby;
switchovert to prim;

Por hoje é só! Abraços!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s